segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Daniella e os quadrinhos de Tintim

Uma coisa que eu sempre conto (e quase ninguém acredita ou se espanta) é que eu e os meus irmãos aprendemos a ler com 3 anos (meu irmão mais velho perguntava p/a minha mãe, eu perguntava p/ele e o meu irmão mais novo p/todo mundo). Só p/constar, não somos trigêmeos, foi coincidência de idade. :P

E assim fomos crescendo e lendo, criados na base de gibis como as da Disney (Tio Patinhas, Pato Donald, Mickey), Turma da Mônica e até Nosso Amiguinho (quem conhece? Existe até hoje!) fora uma coleção completa da enciclopédia Mundo da Criança e claro, os obrigatórios livros de escola incluindo aí a saudosa série Vagalume.

Eis que uma vez, lá pelos meus 9, 10 anos recebemos a visita dos nossos primos de SP e a minha prima me deu de presente uns quadrinhos que ela disse que lia e gostava bastante e achou que eu ia gostar. E assim, eu fui apresentada a um carinha jornalista, topetudo e que estava sempre acompanhado de um cachorro branquinho e um capitão de navio que bebe mais do que um navio, eram o Tintim, o Milu e o Capitão Haddock. :)

Li os livros que ela me deu incontáveis vezes mesmo sabendo as histórias de cor e salteado. E por um bom tempo procurei os livros que faltavam (a grande maioria p/falar a verdade) e nunca achava. E infelizmente, por causa de mudanças de casa, perdi uns livros e outros se despedaçaram. Até que uns anos atrás fiquei sabendo que outra editora começou a vender os livros mais uma vez porém com uns preços que eu considerei exorbitantes e no meio desse caminho, acabei comprando só dois (ou seja, tenho uma coleção quase completa p/ganhar de presente se interessar alguém, não precisa ser de uma vez só, pode ser aos pouquinhos hehehe).

Daí começaram as notícias de que Tintim viraria um filme! De início especulou-se que seria "live-action" (com atores de verdade) para depois a confirmação de uma animação e nas mãos de ninguém menos que Steven Spielberg e Peter Jackson, dois caras iniciantes que fizeram uns filminhos como E.T., trilogia Indiana Jones e Senhor dos Anéis, ou seja, alguma coisa boa poderia sair daí. Como fã, sempre fica aquele misto de alegria com pé atrás do que pode ser feito e estragar a coisa toda. Acompanhei algumas notícias, vi só o teaser, não quis ver trailers ou comerciais e ainda por cima não li os livros que serviram de base para o roteiro (um deles por sinal foi um dos que eu comprei).


Depois da data de lançamento ser adiada umas duas vezes, enfim chegou a hora de ver o filme!
Fomos até Floripa p/uma pré-estréia legendada e em 3D (o que particularmente dispensaria em função do meu estrabismo, cansa meus olhos) e o filme foi tudo e mais um pouco do que eu estava esperando. Foi muito emocionante ver desde o começo referências aos quadrinhos através dos desenhos na rua e em quadros na casa de Tintim. Como acredito que a maioria não deve conhecer o Tintin, ninguém vai entender como fiquei ao ver referencias à Sildávia, o Cetro de Ottokar e o Loto Azul. :) Sem contar que não sei como não fui às lagrimas com o início da cena do deserto ser a reprodução fiel de um quadrinho.
A caracterização dos personagens ficou muito fiel, a técnica de captura e o desenho beiram a perfeição. Confesso que estranhei um pouco a idéia de um Tintim "desenhado em carne e osso" - paradoxo intencional - mas o Capitão Haddock ficou muito bem feito, adorei ver a palavra "flibusteiro" na legenda! Esperei por "sacripanta" mas daí acho que seria pedir demais E o Milu ficou um fofo, aventureiro e companheiro como nas histórias e em uma seqüência mostra que poderia ser um bom cão de agility hehehe
Senti apenas falta do Prof. Girassol e suas idéias mirabolantes e brigas c/o Cap. Haddock mas os detetives Dupond e Dupont estavam lá para garantir algumas boas risadas.
O filme deixou um gancho para uma continuação que já deve estar encaminhada, espero não ter que esperar tanto tempo para reencontrar Tintim e suas aventuras.
Enfim, já falei umas duas vezes no Twitter e falo de novo, Steven Spielberg e Peter Jackson, seus lindos! Mais uma vez muito obrigada por me fazer retornar um pouco à minha infância!


Desculpem por mais um texto muito extenso mas vocês sabem como é, quando se fala do que a gente gosta, falar pouco não dá certo :P