sábado, 17 de abril de 2004

Longo (porém muito engraçado) post sobre churrasco do "Bar do Moe"

O Churrasco se tornou a principal diversão dos brasileiros nos finais de semana e feriados. Atinge todas as classes sociais. Veja este estudo que estabelece as características dos dois tipos principais:de rico e de pobre.

RICO: O Churrasco é por conta de quem convida. Os convidados, no máximo, levam algum presente como agradecimento (um vinho Chileno, por exemplo).
POBRE: Totalmente rateado. Durante a semana, as mulheres combinam quem faz a maionese, a farofa e os homens rateiam a carne e as cervas (tudo comprado no mais safado buteco da esquina). Se for fim de ano, o gelo é comprado em posto, senão é feito em casa mesmo, em qualquer embalagem que couber água e puder ser colocada no freezer.

TRAJE FEMININO:
RICO: Calça cigarreti da Zara / bolsa Louis Vuiton / blusinha básica branquinha da Siberian e aquele óculos maravilhoso e ela sempre chega sozinha no seu carro, é claro.
POBRE: >Sandália de salto / mini-saia curtíssima / blusinha C&A / chinelo ou tamanco do 1,99

TRAJE MASCULINO:
RICO: Bermuda Hugo Boss / camiseta da Tommy Hilfinger/ sapato esporte fino sem meia / óculos Rayban chegando com aquele carro insulfilmado e com um som tourando.
POBRE: Chinelo Rider chulezento / bermuda de uma calça jeans cortada com barriga saindo pra fora / camiseta jogada nas costas / óculos de camelô R$10,00 ou Bermuda de nylon sem camisa e descalço, pode chegar a pé ou vem com aquela Belina velha lotada de parentes (colocando a mulecada no porta malas como se fosse um cercadinho). Chega tão lotada que com o peso mal da pra ver o pneu traseiro.

COMIDA:
RICO: Normalmente eles não comem, quando comem pouco de cada coisa, saladinha leve, arroz com amêndoas, farofa de frutas, filé, picanha, muzzarella, sendo cada coisa comida a um tempo diferente e pausadamente. É comum também encontrar uma mesa de frios.
POBRE: Vinagrete cortado em pedaços grandes, arroz tropeiro e uma asa em cima do prato com as pontinhas queimadas, outra opção de carne seria a tradicional lingüiça de pernil mal desossado, com farofa pronta de pacote.

BEBIDA:
RICO: Os homens Chopp ou Cerveja Erdinger ou Skol, as mulheres bebem água ou refrigerante diet.
POBRE: Homens e mulheres bebem até cair, sem importar a marca da cerveja, as mais comuns são Cristal, Schin, Kaiser. É gelada no tanque de lavar roupa. Quem fica tonto mais rápido bebe intercalado água do filtro e refri Picolino ou Mate-Couro e tubaina Funada. Não pode faltar a tradicional caninha com limão.

PRATO:
RICO: Normalmente beliscam uma picanha ou filé servido em prato branco liso de porcelana, acompanhado com um copo grande de cristal usando um guardanapo de pano para se limpar.
POBRE: Nos tradicionais pratinhos de plástico repetem a comida toda hora que não há fila, a bebida é servida no copinho de plástico que não é descartável (compra-se o nº exato de convidados) e limpam as mãos lambendo-as ou deixando que o cachorro (sempre presente) o faça.

MÚSICA:
RICO: Pagode nem pensar, pode-se ouvir Jorge Vercilo, Marisa Monte, etc. Até mesmo jazz ou um rockzinho leve. Pode ser contratado um grupo que toca chorinho.
POBRE: Aquele pagodão de cair suor. Zeca Pagodinho é o rei. Só CD pirata. O importante é tirar a galera do chão, depois de umas 3 horas de churrasco todos já estão dançando independente das idades ou crenças. Também é organizado após as 3 horas o batuque nas panelas, mesas, latões ou quaisquer objetos disponíveis.

CHURRASQUEIRO:
RICO: Contratado, trabalha normalmente em um restaurante chique que serve rodízio e traz consigo a equipe que serve os convidados.
POBRE: Amigo de um conhecido que trabalha no açougue da esquina faz um precinho melhor ou cada hora um fica um pouquinho na churrasqueira. Quando a opção é a primeira, normalmente é um cara barrigudo que fica suando com uma toalhinha na mão (ele usa pra enxugar o suor, pra limpar as mãos e pra qualquer outra coisa que ele precisar). Adora ficar jogando cerveja na brasa pra matar os vizinho de inveja.

O LOCAL:
RICO: Área coberta com piso de granito, existem mesinhas e cadeiras para todo mundo. Tem uma piscina ampla, mas as vezes ninguém anima a se banhar.
POBRE: Local aberto, sol quente na cabeça ou chuva pra apagar o fogo (então é improvisada a cobetura de lona somente para a churrasqueira), piso cimento batido, cadeira pra quem chegar mais cedo (estes cedem o lugar para os idosos e grávidas atrasados, se for o caso) os demais ficam pé, esbarrando uns nos outros e pisando no seu pé, mas não tem problema porque a maioria está descalço. Se tiver piscina é aquela minúscula e rasa, onde todos se espremem até não caber mais, ou o tradicional duchão.

O FINAL:
RICO: Em menos de 3 horas cada pessoa pega seu veículo automotor e vai embora já com o horário certo para se encontrar novamente com o pessoal em uma festa mais à noite. Todos vão embora em momentos diferentes para que o dono do churrasco possa fazer os agradecimentos.
POBRE: Depois que o dono da casa diz que tem que trabalhar amanhã cedo, o pessoal que mora longe pega carona na kombi de um dos participantes (com 20 pessoas igualmente distribuídas). Os demais vão a pé mesmo. O pessoal da kombi toca na lataria do carro, uma música de despedida enquanto o mesmo vai se afastando (aquele sertanejo choroso, que fala sobre um cara que foi traido!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário