sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Ponto final?

Não, meus caros, vocês não estão errados, é um post no MEU blog depois de quase 2 anos sem aparecer nada (esse tal ócio criativo é uma coisa que pega...). Peço desculpas àqueles que tiveram alguma reação alérgica à poeira digital levantada.
 
Sem mais delongas, vamos ao que levou esse post, já que um tweet seria muito curto para explicar e uma publicação no Facebook se perde facilmente.
 
Como todos que acompanham esse blog (alguém? Bueller?) devem saber, o pequeno Cosmo é meu único cachorro e por consequência, o único cachorro com o qual pratico agility, quem nos conhece há mais tempo sabe de toda a nossa história e deve estar se lembrando o quanto eu ando um pouco desanimada/frustrada ao vê-lo passando por baixo dos saltos há várias provas.  Pensei que fosse pelos poucos treinos que andava fazendo, sempre vinha alguém com o tradicional "esse cachorro tá gordo!", o piso não tava ajudando (a areia da prova do ano passado e a grama "off road" da prova do Paranaense, por exemplo) e algumas outras suposições. Apesar disso, ele não sentia/sente dor em ocasião nenhuma.
 
Pois bem, se não treinava "efetivamente", tentei manter pelo menos alguma coisa de obediência, a veterinária que estava cuidando dele disse que ele não estava gordo (e o atual disse a mesma coisa, fizemos exame de sangue e apenas o colesterol dele estava alto), fiz uns 2 treininhos na grama (e parei de treinar no piso daqui de casa) e foi aquela coisa "meio barro, meio tijolo", ele fazia mas não fazia tão bem, tanto que no último treino ele derrubou o salto a maioria das vezes. Uns 2 meses atrás, pensei que ele estivesse com algum problema muscular, foi feito o ultrassom que não acusou nada e finalmente semana passada, ele foi para um estudo radiológico, ou seja, passou por uma bateria de raios X. Hoje pegamos o resultado.
 
No lado das boas notícias, a cervical e a articulação coxo-femural estão muito bem, obrigada, bem como o espaçamento entre as vértebras, mas como nem tudo na vida são flores, houve a descoberta de 2 vértebras a mais, uma na região torácica/lombar com a presença de uma costela hipoplásica e outra na região lombar/sacra (que tem características de uma vértebra lombar mas está na posição de uma lombar), além das 3 vértebras sacrais estarem se fundindo, ou seja, a presença dessas vértebras a mais e essa fusão das demais devem estar causando alguma dificuldade para ele na hora do salto.
 
O que isso significa?  De acordo com o veterinário, infelizmente eu informo que é o fim da linha da dupla Dani e Cosmo em competições oficiais de agility, ele pode ter uma vida "normal" de brincadeiras, caminhadas e até alguns pulinhos mas nada em alturas que ele se esforce muito. O veterinário ainda falou que houve a felicidade de acharmos isso antes que algo pior acontecesse (já que é um problema congênito, ele já tem 7 anos e não houve nenhuma manifestação de sintomas antes) e que a partir de agora é fazer o controle.
 
Daqui para a frente o que vai acontecer? Não sei! Ele é o meu primeiro e único cachorro de agility, o que me apresentou a esse esporte pelo qual fiquei completamente apaixonada e me apresentou a pessoas muito legais. Ele não é o cachorro mais rápido que alguém pode ter (tudo bem, não sou a condutora mais rápida que um cachorro pode ter), o único 1° lugar que tiramos foi porque não tinha mais ninguém na categoria mas nem por isso deixamos de frequentar as provas (e uns pódios ocasionais enquanto estávamos nos iniciantes) mas é o MEU cachorro, o meu fofo, que não fez nada mais do que uma brincadeira e saia feliz da pista p/ganhar um petisco, um carinho ou um brinquedo e mesmo não estando bem entrou em pista comigo e mostrou do seu jeito (passando por baixo dos saltos) que alguma coisa estava errada.
 
Vou arrumar outro cachorro para fazer agility? É possível, não sei quando. Vou aposentar o Cosmo de vez ou tentamos a categoria de veteranos? Não sei, ainda to processando essas informações e tentando achar a melhor solução para todos.  Por enquanto, só posso agradecer a todos os amigos que nos acompanharam e sempre nos deram apoio e torcida até agora, deixo vocês com o que deve ter sido um dos últimos saltos do Cosmo, em Itu, foto belíssima do Miguel Ferigatto.

6 comentários:

  1. Anônimo11:21 AM

    Amiga, aposente-o e curta muito a vida com ele! São nossos anjos na terra, a um ano tive que sacrificar a Dolly, minha poodle de 15 anos, que também começou a me dar sinais de que não estava tudo tão bem assim...como infelizmente não sabem falar, seus corpos falam. Se eu pudesse ter tido a chance que vc esta tendo, de tratar em tempo e curtir muitos anos ainda da sua companhia....nossa...faria qualquer coisa pra tê-la de volta. Desejo toda a sorte e saúde do mundo ao Cosmo. Sei o quanto vc o ama...são como membros da família, nunca consegui separar esse amor, cão/família...pra mim era tudo a mesma coisa...um bjo amiga e com muitas saudades...Giovana Raimondi

    ResponderExcluir
  2. Poxa, vida Dani! Ainda bem que está tudo bem com ele... E o Cosmo pode se divertir de outras maneiras, preservando sua saúde, que é o mais importante, né?!

    Bom, agora o Cosmo Plant pode cuidar mais da sua carreira artística....kkkkk.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Dani, você e o Cosmo são uma dupla fofa!
    Divirtam-se em outra coisa! Vivam!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Triste e Feliz. Triste pelo fim da dupla. Feliz porque o Cosmo continua conosco. Bom que o agility proporcionou mais uma entre tantas amizades. Pega outro dog!

    ResponderExcluir
  5. É, mas tem o veteranos!!! hehehe. Quem sabe?! Pensa.

    ResponderExcluir
  6. Poxa, Dani... fiquei muito triste com esse registro que pode ter sido um dos últimos saltos do Cosmo, mas vale pela lembrança que você terá dele em pista. Agora, paciência e curtir bastante a aposentadoria do dog.
    Bem, aproveite a experiência que esse carinha lhe deu e prepara outro dog para permanecer nas pistas. Não podemos perder pessoas como você em nosso meio.
    Beijo e dá um apertão no Cosmo por mim e pela Edilene.

    ResponderExcluir