domingo, 26 de julho de 2009

Fisioterapeuta, este ser desconhecido...

Achei essa na comunidade de Fisioterapia do Orkut e ri muito (tem coisas que dá vontade de falar para algumas pessoas que me procuram). Só quero deixar claro que vou continuar ajudando os amigos quando eles precisarem... :D
Fisioterapeuta é massagista?
Não. Da mesma forma que engenheiro não é mestre de obras, farmacêutico não é balconista de farmácia, arquiteto não é decorador, fisioterapeuta não é massagista. Não me venha com papo "estou com uma com tensão aqui nas costas... faz uma massagem?" Vou te mandar tomar no cu! Quer massagem? Contrate alguém que tenha feito um cursinho no SENAC. Não estudei 5 anos, ralei 850 horas de estágio e fiz pós graduação em neurologia pra fazer massagem grátis em pançudo. E se você quiser uma "massagem completa" procure um micheteiro. Ele sim, é o profissional adequado para apagar o fogo do teu rabo.
Fisioterapeuta precisa de dinheiro?
É surpreendente, mas fisioterapeuta também paga impostos, alimentação, combustível, vestuário, etc. E uma coisa bizarra: Os livros, os cursos de atualização, o consultório e as coisas que ele tem não chegam até ele gratuitamente. Impressionante, não? Entendeu o motivo dele cobrar uma consulta?Não peça consultas grátis. Pode parecer inacreditável, mas mesmo que tenha se formado em uma universidade pública, o fisioterapeuta gastou uma soma considerável em sua formação. Livros, equipamentos, cursos extra curriculares, alimentação, transporte, etc. não foram gratuitos. Essa soma foi utilizada a título de investimento. E todo investimento tem que ter retorno financeiro. Se você quer consulta grátis, procure o SUS.É possível examinar um paciente pelo telefone?Fisioterapeuta não é vidente. Ele precisa examinar pessoalmente o paciente e muitas vezes precisa reexaminá-lo. Se você quer um milagre, procure um padre ou tente uma macumba.
Fisioterapeuta dorme?
Pode parecer mentira, mas fisioterapeuta precisa dormir como qualquer outra pessoa. Não o acorde sem necessidade! Esqueça que ele tem telefone em casa, ligue para o consultório. Se você estiver com dor nas costas e precisar de um analgésico, ligue para o seu médico.
Fisioterapeuta come?
Inacreditável, não? Mas é verdade. Fisioterapeuta também se alimenta, e tem hora para isso.
Fisioterapeuta atende finais de semana e feriados?
Sim. Atende. Desde que seja pago por isso. Desnecessário dizer que nesses casos o atendimento tem custo adicional. Por favor, não pechinche. Ah... Cara feia na hora de preencher cheque não diminui o que você tem que pagar. Se queria mais barato poderia ter procurado outro fisioterapeuta. O combinado não é caro.Ler e estudar é trabalho?É trabalho e é trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada.
Fisioterapeuta tem vida social?
Sim, tem. Em reuniões de amigos ou festas de família, fisioterapeuta deixa de ser fisioterapeuta, vira apenas amigo ou parente. Não reclame de sua atrite, nem peça conselhos. Quem dá conselho é tia velha chata e padre. Fisioterapeuta dá diagnósticos. Para isso ele precisa refletir, se concentrar, ou seja, precisa trabalhar. E muitas vezes precisa de equipamentos que estão no consultório, não no bolso do paletó.Não existe "o que o senhor me aconselha".Conselho é diagnóstico, diagnóstico tem que ser pensado, pesquisado, estudado, e por sua vez, cobrado.
Fisioterapeuta não é médico.
Se você é gorda feito uma porca e quer um remédio tarja preta para emagrecer procure um endocrinologista. O máximo que o fisioterapeuta poderá fazer por você é lhe prescrever uma bicicleta ergométrica.
O celular do fisioterapeuta.
Celular do fisioterapeuta é uma ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas quando muito urgente. Fora do horário de atendimento, mesmo que você não acredite, o fisioterapeuta pode estar fazendo alguma daquelas coisas que você pensou que ele não fazia: pode estar assistindo TV, dormindo, namorando ou até mesmo transando.
Antes da consulta, por favor, marque hora.
Se não marcar, não fique andando de um lado para o outro na sala de espera e nem pressionando a secretária. Ela não tem culpa da sua ansiedade. Ah! E não espere que o fisioterapeuta vá te colocar no horário de quem já marcou. Na próxima vez ligue antes. Só venha sem marcar em caso de emergência (que seja realmente emergência), por favor. Quando se diz que o horário de atendimento é até meio dia, não significa que você pode chegar 11:55. Se chegar, volte depois do almoço. O mesmo vale na hora do fim do expediente. Emergência? Claro que o fisioterapeuta atende, mas se estiver fora do horário normal, está fora do preço normal.
Na hora da consulta.
Basta um membro da família para acompanhar o paciente para auxiliar a responder às perguntas do fisioterapeuta. Por favor, deixe os amigos do cunhado e seus vizinhos com os respectivos filhos nas casas deles. Não bombardeie o fisioterapeuta com milhares de perguntas durante o atendimento. Isso tira a concentração, além de esgotar a paciência. Fique calado e faça o que ele mandar. Espere o fim da avaliação física. O fisioterapeuta responderá com clareza todas as suas dúvidas. Evite perguntas que não tenham relação com o problema específico. Infelizmente, a cada consulta, o fisioterapeuta só poderá examinar um paciente. Lamentamos informar, mas seu outro parente também terá que passar por consulta e você também terá que pagar por ele. O fisioterapeuta não deixará de cobrar a consulta só porque você já gastou demais com planos de saúde e remédios. Não foram os fisioterapeutas que inventaram o ditado "A SAÚDE NÃO TEM PREÇO".
Esclarecimento final.
Uma consulta custa R$ 200. Uma "olhadinha" custa R$ 500, ok?

2 comentários:

  1. Faltou uma pergunta, Fisioterapeuta atende de domingo em plena prova de agility?????
    Dani, aquele dia vc me salvou da dor...bjs querida

    ResponderExcluir
  2. Atendeeee! Ela me atendeu,me salvou e não cobrou nadaaaa! :oD hehehehe

    :o***

    ResponderExcluir